quarta-feira, 22 de abril de 2009

Projeto: Planetário nas escolas


No ano internacional da astronomia, que tal levar um planetário de verdade até a sua escola?
Contato
ROGERIO AZEREDO
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AGENDA



Em RESENDE 28 e 29 de maio de 2009


“ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA”

A comemoração se deve às primeiras observações astronômicas de Galileu em 1609 com um instrumento aperfeiçoado por ele. Com essa modificação de um dispositivo óptico que aproximava a observação de objetos, construído no ano anterior por holandeses, nasceu o telescópio, que teve esse nome a partir de 1611. Seu uso permitiu refutar a concepção geocêntrica do mundo e a da imutabilidade e perfeição dos corpos celestes, que eram formados por éter, segundo
Aristóteles (384-322 a.C.), em Sobre o Mundo e Sobre o Céu, e Cláudio Ptolomeu (87-151 d.C.), no Almagesto e no Tetrabiblos.
Em 4 de março de 1610, Galileu concluiu seu opúsculo Siderius Nuncius (Mensageiro Sideral). Nesse livro ele afirmou pela primeira vez que a Terra e os demais planetas realizam “grandes revoluções em torno do centro do mundo, isto é, em torno do próprio Sol”. (Galileo Galilei,
Gaceta Sideral; Johannes Kepler, Conversación con el Mensajero Sideral. Tradução, introdução e notas de Carlos Solís Santos. Madrid: Alianza Editorial, 1984, p. 45.). A partir dessas observações,

… o que [Galileu] viu transformou para sempre nossa concepção do cosmo. A Lua estava longe de ser perfeita, coberta que era por crateras e montanhas. Portanto, não podia ser feita de éter. Júpitar tinha quatro “estrelas” (suas quatro maiores luas) girando à sua volta. (…) A cada nova descoberta astronômica as idéias de Aristóteles faziam menos sentido.(Pablo Rubén Mariconda & Júlio Vasconcelos,
Galileu e a Nova Física. São Paulo: Odysseus Editora, 2006 [Coleção Imortais da Ciência], pp. 9-10.)

O UNIVERSO NO SEU ESPAÇO

O Planetário Móbile é uma estrutura esférica, construída para projetar imagens 180º no seu interior.

Cada sessão comporta 40 alunos em média e tem duração de 40 minutos.

Idade mínima recomendada para assistir o Móbile: a partir de 4 anos.

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA: A escola terá apenas a responsabilidade de apurar a quantidade de alunos interessados, bem como a identificação das séries dos mesmos, em tempo hábil para a confirmação do agendamento.

MONTAGEM

O Planetário pode ficar na quadra poliesportiva, no anfiteatro, no pátio coberto ou numa sala ampla. A montagem é simples e demora apenas uma hora.
Para receber a visita do Planetário, a escola precisa de um espaço coberto, e 2 tomadas no local, sendo uma 110v e outra 220v.

EXPERIÊNCIA - desde 1998, o Projeto Móbile se dedica ao ensino da astronomia levando o Planetário às escolas.

RESPONSABILIDADE - seriedade e comprometimento real com o ensino são os princípios fundamentais do trabalho pedagógico desenvolvido.

ABRANGÊNCIA - os programas incluem todas as faixas etárias, da educação infantil ao ensino médio.

PRATICIDADE - a montagem do equipamento é simples e rápida.

RESULTADO - mais de trezentos mil alunos já assistiram às apresentações do Planetário Móbile em todo Brasil.

CONTEÚDO

A metodologia do Projeto Móbile é elaborar temas envolventes e atuais. Todos os programas são interativos. Os alunos são convidados a aprender astronomia de forma natural: viajando pelo espaço.

No Planetário Móbile, nenhuma situação acontece por acaso: os conteúdos foram cuidadosamente contextualizados, de forma que o aluno possa experienciar lições ricas em sentido e significado.

A curiosidade sobre o universo e sua origem atinge todas as idades. Acompanhando as várias etapas do desenvolvimento cognitivo, foi elaborado um programa para cada faixa etária, da educação infantil ao ensino médio.


PLANETÁRIO MÓBILE - CONTEÚDOS DOS PROGRAMAS

PROGRAMA 1 - Educação Infantil

Objetivo: Através de recursos lúdicos e interativos, sensibilizar a criança com relação ao Universo em que vivemos e despertar seu interesse em conhecê-lo mais. Desenvolver na criança a consciência da necessidade de cuidar do nosso planeta.

Temas:

- O que é astronomia
- A poluição que oculta as estrelas
- Constelações
- Lenda do escorpião
- Cor e idade das estrelas
- Lua
- Sol
- Planetas do sistema solar
- A terra: único planeta onde existe vida

PROGRAMA 2 - 1a a 4a séries do Ensino Fundamental

Objetivo: Incentivar a observação do céu. Mostrar aos alunos que a Terra é o único planeta conhecido onde a vida é possível. Inspirar a reflexão sobre os mistérios do Universo.

Temas:

- A poluição que oculta as estrelas..
- Contemplando o céu.
- Uma constelação a sua lenda.
- O Cruzeiro do Sul e a orientação através das estrelas.
- O movimento do céu é aparente – é a Terra que está se movendo.
- Estrelas cadentes.
- Uma viagem pelos Planetas do Sistema Solar.
- A Lua e o Sol.
- O cinturão de Asteróides.
- As diferentes atmosferas na Lua, em Vênus, em Marte e na Terra.
- Como podemos preservar Terra - único planeta onde existe vida.

PROGRAMA 3 - 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino médio.

Objetivo: Apresentar conceitos básicos de Astronomia, ensinar a orientação através das estrelas. Despertar a consciência ecológica e desenvolver a curiosidade científica.

Temas:

- O céu, um convite para indagações sobre o universo.
- A poluição gasosa e a poluição luminosa.
- Constelações.
- A orientação através das estrelas.
- O movimento aparente do céu.
- Os movimentos de rotação e translação da Terra.
- O sistema solar.
- O fenômeno dos eclipses.
- Os planetas rochosos e os planetas gasosos.
- O efeito estufa em Vênus e na Terra.
- Os diferentes dias e anos dos planetas do Sistema Solar.
- A água da Terra: um artigo de luxo.


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